.Estado actual das TIC em Portugal...
A ESCOLA CINZENTA, FECHADA, ESTÁTICA, UNIFORME, CONFORMISTA DEVERÁ DAR LUGAR A UMA ESCOLA ABERTA, CRIATIVA E DESAFIANTE.
Quinta-feira, 19 de Junho de 2008
Roteiro de alguns Projectos Nacionais de Introdução das TIC no Ensino não Superior
Temos vindo a assistir a uma profunda e perceptível mudança com os efeitos do surgimento das tecnologias. E como não podia deixar de ser, o sistema educativo e os seus agentes também se inserem nesta mudança.Foi nos anos 80 que o nosso país assumiu, com alguma intensidade, o enfoque tecnológico, criando novos e diferentes espaços de aprendizagem numa lógica de renovação do próprio sistema educativo.
Passo a citar alguns projectos que merecem particular referência:

 

- O Projecto Minerva (1985 – 1994) merece um especial destaque, porque foi o primeiro grande projecto nacional das TIC na Educação não Superior que englobou universidades, institutos e escolas de todos os níveis de ensino com o objectivo de incluir o ensino das TIC nos planos curriculares, promover o uso das TIC como meios auxiliares de ensino das outras disciplinas escolares e formar orientadores, formadores e professores.

 

- O Programa Internet na Escola (1997 – 2003) promovido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia teve como objectivo a colocação de um computador multimédia com ligação à Internet em todas as escolas do Ensino Básico e Secundário. Com o objectivo de acompanhar este Programa foi criada a uARTE (Unidade de Apoio à Rede Telemática Educativa) para assegurar o acompanhamento deste programa através da promoção da produção de conteúdos científicos e tecnológicos disponíveis na Internet. A uARTE pretende ainda desenvolver actividades telemáticas nas escolas e, promover formas de interacção entre os vários parceiros educativos.

 

- O Programa Nónio Século XXI (1996 – 2002) criado pelo Despacho Nº232/ME/96 visava “a melhoria das condições em que funciona a escola e o sucesso do processo ensino-aprendizagem; a qualidade e a modernização da administração do sistema educativo; o desenvolvimento do mercado nacional de criação de software para educação com finalidades pedagógicas e de gestão; a contribuição do sistema educativo para o desenvolvimento de uma sociedade de informação mais reflexiva e participada”.

 

- Os Centros de Competência surgem a partir do contexto do Programa Nónio numa lógica de continuidade das experiências já realizadas. Visam principalmente contribuir para a reflexão sobre a problemática da tecnologia em ambiente educativo e apoiar as escolas e os seus projectos nesta vertente.

 

- O ECRIE (Equipa de Computadores, Rede e Internet nas Escolas), de acordo com o Despacho Nº15 322/2007, “(…) é uma equipa multidisciplinar, dirigida por um coordenador e criada na dependência directa do director-geral, à qual compete genericamente conceber, desenvolver, concretizar e avaliar iniciativas mobilizadoras e integradoras no domínio do uso dos computadores, redes e Internet nas escolas e nos processos de ensino-aprendizagem, incluindo, designadamente, as seguintes áreas de intervenção: a) desenvolvimento do currículo de tecnologias de informação e comunicação (TIC) nos ensinos básico e secundário e respectiva formação de professores; b) promoção e dinamização do uso dos computadores, de redes e da Internet nas escolas; c) apetrechamento e manutenção de equipamentos de TIC nas escolas.”

 

- Actualmente, assistimos ao Plano Tecnológico da Educação (PTE - 2007), que tem como ambição "colocar Portugal entre os cinco países Europeus mais avançados ao nível de modernização tecnológica do ensino" e é composto por 3 eixos de actuação – Tecnologia, Conteúdos e Formação –, que abrangem (de forma integrada e transversal) todos os domínios relacionados com a modernização do sistema educativo português.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Foi a partir destes Projectos que os computadores começaram a integrar-se gradualmente no quotidianos das escolas portuguesas.

 

Feito o roteiro de alguns Projectos Nacionais de Introdução das TIC no Ensino não Superior, os que me parecem que tiveram e estão a ter mais impacto a nível das escolas na mudança e qualidade das práticas de ensino são:

 

- CBTIC@EB1
- Apetrechamento das escolas com o Kit tecnológico
- Ligação das escolas à Internet em Banda Larga
- Iniciativa Escolas, Professores e Computadores Portáteis
- Moodle - edu - pt 

 

Ainda há muito para fazer a nível das TIC no Ensino não Superior! Mas tem-se assistido e verificado esforços consideráveis por parte do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência e Tecnologia neste campo.
 
Mesmo assim, volto a frisar aqui, o binómio dotar-formar que deve nortear nas linhas orientadoras de implementação da tecnologia nas escolas. É preciso continuar a dotar as escolas de infra-estruturas capazes de responder a este desafio da tecnologia, ressaltando o facto de esta dotação tem de ser, necessariamente, acompanhada por políticas de incentivo à formação nesta área, que permitam aos professores fazer um uso eficaz das TIC.
 
Saliento também que, mais do que criar condições para o surgimento de projectos, é crucial criar condições para o seu desenvolvimento, não só a nível estrutural, mas também humano.
 
 
Fontes:
- http://www.crie.min-edu.pt/
- http://www.crie.min-edu.pt/files/@crie/1190814827_1999619997.pdf
- http://www.escola.gov.pt/

Sinto-me:

Publicado por Daniela às 23:11
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos
|

.Quem sou eu...
ImageChef.com - Custom comment codes for MySpace, Hi5, Friendster and more


site weekly hits
Já visitaram este blog...
.Mensagens recentes

. Chegou a hora de finaliza...

. NATIVOS DIGITAIS - Um des...

. Uso seguro da Internet: I...

. A Minha Participação em P...

. Roteiro de alguns Project...

. Já está disponível na Web...

. Já publiquei a WebQuest “...

. Ainda sobre os Nativos Di...

. Riscos Associados ao uso ...

. Alguns Ditados Populares ...

. Potenciais riscos associa...

. Net Segura - Guia para pa...

.Arquivos

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

.tags

. educação(3)

. ensino(2)

. internet(2)

. nativos digitais(2)

. riscos(2)

. windows movie maker(2)

. aventuras na web(1)

. blog(1)

. blogs(1)

. caça ao tesouro(1)

. cmap tools(1)

. criar webquest(1)

. del.icio.us(1)

. digital immigrants(1)

. digital native(1)

. ditados populares(1)

. duração da webquest(1)

. era informática(1)

. estratégia pedagógica(1)

. estratégicas de trabalho orientados na w(1)

. todas as tags

.Questionário
.Links

ImageChef.com - Custom comment codes for MySpace, Hi5, Friendster and more
.Pesquisar neste blog
 
blogs SAPO
.subscrever feeds