A ESCOLA CINZENTA, FECHADA, ESTÁTICA, UNIFORME, CONFORMISTA DEVERÁ DAR LUGAR A UMA ESCOLA ABERTA, CRIATIVA E DESAFIANTE.
Sexta-feira, 11 de Abril de 2008
Olhando para trás na entrada da tecnologia na minha vida…

Sou aquilo a que Marc Prensky chama de “digital imigrants”.

Eu ainda me lembro quando tive o meu primeiro computador. Foi sensivelmente há cerca de 11 anos atrás, quando tinha 13 anos. Foi um dia formidável e que não esqueço! A partir desse momento, passei a convidar todos os meus amigos para jogar, ouvir música e também para fazer aqueles trabalhitos para a escola. Isto porque naquela altura quase nenhum dos meus amigos tinha computador. Nas três primeiras semanas já nem queria saber de televisão para nada, enquanto não descobrisse tudo daquela “máquina bestial” que estava no meu quarto. Passava horas em frente ao computador. E ainda não tinha Internet!... Qualquer tempinho livre, lá ia eu explorar as potencialidades da dita “máquina”, que para mim era espantosa.

Depois passei para a fase da Internet, quando esta começou a “bombar”. Bem. Aí foi um “salto” magnífico e a Internet começou a fazer parte da vida da minha vida. Eram pesquisas atrás de pesquisas, troca de e-mails para os meus amigos... Enfim, uma infinidade de coisas. A Internet começou a fazer parte da vida de todo o mundo, mesmo de quem não queria.

Lembro-me do meu primeiro e-mail, do meu primeiro telemóvel, da minha primeira máquina de filmar digital, da minha primeira máquina fotográfica digital, do meu primeiro e único computador portátil (que não o largo de maneira nenhuma!) da minha primeira mp3, da minha primeira mp4, da minha primeira compra online sem sair de casa, da minha primeira página da Internet e agora, do meu primeiro blog...

 Hoje tenho 24 anos e sou uma imigrante digital que já não consegue “viver” sem estas maravilhas! Vivemos numa sociedade cada vez mais dominada pela Tecnologia.

Nem imagino como seria a minha vida sem a facilidade que a Tecnologia nos oferece!...

Tento acompanhar sempre o “mundo digital” que vivemos agora. Como professora também tenho esse dever. Até porque, para se ser um “bom professor” também não podemos ficar aquém da “geração.com”. Temos que saber dar resposta a esta nova geração e adoptar a tecnologia também como um recurso de ensino altamente estimulante para os jovens.  

 

Fonte:

- Prensky, Marc (2001).”Digital Natives, Digital Immigrants”. On the Horizon: NCB University Press, 9 (5).


Sinto-me:

Publicado por Daniela às 00:41
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos

.Quem sou eu...
.Mensagens recentes

. Chegou a hora de finaliza...

. NATIVOS DIGITAIS - Um des...

. Uso seguro da Internet: I...

. A Minha Participação em P...

. Roteiro de alguns Project...

. Já está disponível na Web...

. Já publiquei a WebQuest “...

. Ainda sobre os Nativos Di...

. Riscos Associados ao uso ...

. Alguns Ditados Populares ...

. Potenciais riscos associa...

. Net Segura - Guia para pa...

.Arquivos

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

.tags

. educação(3)

. ensino(2)

. internet(2)

. nativos digitais(2)

. riscos(2)

. windows movie maker(2)

. aventuras na web(1)

. blog(1)

. blogs(1)

. caça ao tesouro(1)

. cmap tools(1)

. criar webquest(1)

. del.icio.us(1)

. digital immigrants(1)

. digital native(1)

. ditados populares(1)

. duração da webquest(1)

. era informática(1)

. estratégia pedagógica(1)

. estratégicas de trabalho orientados na w(1)

. todas as tags

.Links
.Pesquisar neste blog
 
blogs SAPO
.subscrever feeds