.Estado actual das TIC em Portugal...
A ESCOLA CINZENTA, FECHADA, ESTÁTICA, UNIFORME, CONFORMISTA DEVERÁ DAR LUGAR A UMA ESCOLA ABERTA, CRIATIVA E DESAFIANTE.
Quinta-feira, 24 de Abril de 2008
Olhar crítico: Uso de meios digitais apenas como tecnologia no Ensino…

Começando com duas questões:

-Como é que a tecnologia pode ajudar à aprendizagem sem se restringir a uma mera tecnologia dispensadora de informação?

- Como podem os professores utilizar a Internet nas suas aulas de forma orientada e organizada?

O que é facto e que não podemos ignorar é que as tecnologias digitais são um facto nas nossas vidas e nas vidas dos nossos alunos. Os professores precisam de saber usá-las ou de uma forma ou de outra.

As crianças que têm acesso, a computadores em casa, usam-no sobretudo para jogar, “surfar” nos sites de entretenimento na Internet, trocar mensagens, baixar vídeos e músicas, etc. Poucas são as que usam a tecnologia como meio de aprendizagem escolar.

Os meios digitais, como a Internet, os Vídeos, Podcasts, WebQuests, BlogQuests, Caça ao Tesouro, Software Educativo, etc., têm realmente um grande potencial no Ensino. Mas para isso temos que abandonar a ideia que são simples tecnologias!

Nós, professores, temos que considerá-las como formas de comunicação e de cultura na sala de aula. Temos que as integrar na sala de aula sob o risco de cairmos num ensino que é distante à realidade do aluno e pouco motivador para a aprendizagem.

 

A Internet (fonte inesgotável de informação, nem sempre confiável e muito desorganizada) tem muitas potencialidades, mas exige uma atenção redobrada do professor. Os alunos tendem a dispersar diante tanta informação e endereços dentro de outros endereços, imagens e textos que se sucedem ininterruptamente. Tendem a colocar os dados em sequência (acumular muitos textos que ficam gravados) mais do que em confronto e a plagiar sem ter a noção das consequências de tais actos. Cabe ao professor regular e orientar esse processo. Uma das formas de utilizar a Web em contexto educativo de forma orientada e controlada são a utilização de actividades como WebQuests, BlogQuest e Caça ao Tesouro.

Realço também que existe ainda um desfasamento entre as práticas actuais dos professores e o que as tecnologias bem implementadas significam em termos de mudança dessas mesmas práticas.

Para terminar gostaria só de chamar também a atenção que não basta só questionar Quantos computadores existem nas escolas? (como parece ser comum no ponto de vista macro), mas Qual o uso que realmente os alunos e professores fazem deles?”

Pensem no computador não como uma simples ferramenta, mas como um meio!


Sinto-me:

Publicado por Daniela às 11:24
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos
|

.Quem sou eu...
ImageChef.com - Custom comment codes for MySpace, Hi5, Friendster and more


site weekly hits
Já visitaram este blog...
.Mensagens recentes

. Chegou a hora de finaliza...

. NATIVOS DIGITAIS - Um des...

. Uso seguro da Internet: I...

. A Minha Participação em P...

. Roteiro de alguns Project...

. Já está disponível na Web...

. Já publiquei a WebQuest “...

. Ainda sobre os Nativos Di...

. Riscos Associados ao uso ...

. Alguns Ditados Populares ...

. Potenciais riscos associa...

. Net Segura - Guia para pa...

.Arquivos

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

.tags

. educação(3)

. ensino(2)

. internet(2)

. nativos digitais(2)

. riscos(2)

. windows movie maker(2)

. aventuras na web(1)

. blog(1)

. blogs(1)

. caça ao tesouro(1)

. cmap tools(1)

. criar webquest(1)

. del.icio.us(1)

. digital immigrants(1)

. digital native(1)

. ditados populares(1)

. duração da webquest(1)

. era informática(1)

. estratégia pedagógica(1)

. estratégicas de trabalho orientados na w(1)

. todas as tags

.Questionário
.Links

ImageChef.com - Custom comment codes for MySpace, Hi5, Friendster and more
.Pesquisar neste blog
 
blogs SAPO
.subscrever feeds