.Estado actual das TIC em Portugal...
A ESCOLA CINZENTA, FECHADA, ESTÁTICA, UNIFORME, CONFORMISTA DEVERÁ DAR LUGAR A UMA ESCOLA ABERTA, CRIATIVA E DESAFIANTE.
Domingo, 27 de Abril de 2008
Como criar uma WebQuest?

A WebQuest, segundo Dodge (1999), deve ser planeada num documento segundo uma estrutura lógica, que contém as seguintes componentes:

- Introdução: que deve ser apelativa, levando os alunos a emprenharem-se na WebQuest.

- Tarefa (a desenvolver): Pode ser uma pergunta, comparar opiniões, realizar gráficos com dados recolhidos, etc. No texto de Dodge sobre as tarefas sugere 12 tipos de tarefas que podem ser consultadas no site http://webquest.sdsu.edu/taskonomy.html. A formulação da tarefa é a essência da WebQuest.

- Processo: são indicadas fases ou etapas a seguir para realizar a tarefa, os recursos ou fontes a consultar ou a analisar e as ferramentas para organizar a informação. Devem ser dadas orientações pormenorizadas (passo a passo) de como os alunos  realizam a tarefa. Os recursos ou fontes a consultar devem estar disponíveis na Web.

- Avaliação: É mencionada a forma como os alunos vão ser avaliados e se há uma avaliação para o grupo e/ou outra individual. Deve incluir os indicadores qualitativos e quantitativos de avaliação.

- Conclusão: são mencionadas as vantagens da realização do trabalho e o resumo da experiência proporcionada pela WebQuest. O aluno pode ser desafiado para nova pesquisa.

 

- Para o Professor: Deve aparecer na página inicial e não no menu, porque não é específico para o aluno. Página com informação que ajude outro docente que queira utilizar essa WebQuest nas suas aulas.

 

Para saber mais sobre cada uma destas componentes consulte as informações do site “Building blocks of a Webquest".

 

 

 Fontes:

 

- http://webquest.org/index.php

- http://webquest.sdsu.edu/taskonomy.html

- http://www.iep.uminho.pt/aac/diversos/webquest/index.htm

- http://www.webquest.futuro.usp.br/index.html


Sinto-me:

Publicado por Daniela às 00:21
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos
|

.Quem sou eu...
ImageChef.com - Custom comment codes for MySpace, Hi5, Friendster and more


site weekly hits
Já visitaram este blog...
.Mensagens recentes

. Chegou a hora de finaliza...

. NATIVOS DIGITAIS - Um des...

. Uso seguro da Internet: I...

. A Minha Participação em P...

. Roteiro de alguns Project...

. Já está disponível na Web...

. Já publiquei a WebQuest “...

. Ainda sobre os Nativos Di...

. Riscos Associados ao uso ...

. Alguns Ditados Populares ...

. Potenciais riscos associa...

. Net Segura - Guia para pa...

.Arquivos

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

.tags

. educação(3)

. ensino(2)

. internet(2)

. nativos digitais(2)

. riscos(2)

. windows movie maker(2)

. aventuras na web(1)

. blog(1)

. blogs(1)

. caça ao tesouro(1)

. cmap tools(1)

. criar webquest(1)

. del.icio.us(1)

. digital immigrants(1)

. digital native(1)

. ditados populares(1)

. duração da webquest(1)

. era informática(1)

. estratégia pedagógica(1)

. estratégicas de trabalho orientados na w(1)

. todas as tags

.Questionário
.Links

ImageChef.com - Custom comment codes for MySpace, Hi5, Friendster and more
.Pesquisar neste blog
 
blogs SAPO
.subscrever feeds