.Estado actual das TIC em Portugal...
A ESCOLA CINZENTA, FECHADA, ESTÁTICA, UNIFORME, CONFORMISTA DEVERÁ DAR LUGAR A UMA ESCOLA ABERTA, CRIATIVA E DESAFIANTE.
Segunda-feira, 19 de Maio de 2008
Estratégias de Trabalho orientados na Web: Caça ao Tesouro

 

A “Caça ao Tesouro” sé um resurso didáctico que pode ser utilizado pelo professor nas suas aula como estratégia de trabalho orientados na Web, em que o aluno responde a um conjunto de questões utilizando a informação disponível na Internet que lhe irá permitir responder a uma questão mais complexa, que será o “TESOURO”.

A utilização desta estratégia de trabalho na Web permitem promover nos alunos o desenvolvimento da capacidade de análise, pesquisa, selecção e síntese de informação relevante. Valoriza também a construção do conhecimento do aluno numa perspectiva mais motivadora, cativante e desafiante.

A “Caça ao Tesouro” deve ser planeada num documento segundo uma estrutura lógica, que contém as seguintes componentes:

- Introdução: Faz-se a apresentação e contextualização da “grande questão”, clarificando os objectivos, os passos/etapas a percorrer.

- Grande questão: É a questão central que deve ser apelativa e, ao mesmo tempo, complexa. A resposta à grande questão é o “Tesouro” a alcançar.

- Questões parcelares: Devem ser questões que facilitem e orientem a pesquisa de informação. As respostas a estas questões devem permitir, no seu conjunto, chegar ao “Tesouro”.

- Recursos: Devem permitir responder às questões parcelares e podem ser apresentados em conjunto ou organizados parcelarmente para responder a cada questão.

Exemplos de “Caças ao Tesouro” de Ciências: 

- As Rochas Metamórficas

- Sismos

- Sistema Digestivo

- Aparelho Reprodutor Humano

- A Fossilização

- Os vários estados: Sólido, Líquido e Gasoso

 

Reconheço que promovendo este tipo de estratégia de trabalho orientados na Web nos alunos trazem uma multiplicidade de vantagens para estes, que até aqui não era contempladas no contexto educativo. Muito se deve à evolução da tecnologia que temos hoje em dia ao nosso dispor. Contudo, ainda há um logo caminho a percorrer, desde a formação de professores até à aplicação em sala de aula.


Sinto-me:

Publicado por Daniela às 14:57
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos
|

.Quem sou eu...
ImageChef.com - Custom comment codes for MySpace, Hi5, Friendster and more


site weekly hits
Já visitaram este blog...
.Mensagens recentes

. Chegou a hora de finaliza...

. NATIVOS DIGITAIS - Um des...

. Uso seguro da Internet: I...

. A Minha Participação em P...

. Roteiro de alguns Project...

. Já está disponível na Web...

. Já publiquei a WebQuest “...

. Ainda sobre os Nativos Di...

. Riscos Associados ao uso ...

. Alguns Ditados Populares ...

. Potenciais riscos associa...

. Net Segura - Guia para pa...

.Arquivos

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

.tags

. educação(3)

. ensino(2)

. internet(2)

. nativos digitais(2)

. riscos(2)

. windows movie maker(2)

. aventuras na web(1)

. blog(1)

. blogs(1)

. caça ao tesouro(1)

. cmap tools(1)

. criar webquest(1)

. del.icio.us(1)

. digital immigrants(1)

. digital native(1)

. ditados populares(1)

. duração da webquest(1)

. era informática(1)

. estratégia pedagógica(1)

. estratégicas de trabalho orientados na w(1)

. todas as tags

.Questionário
.Links

ImageChef.com - Custom comment codes for MySpace, Hi5, Friendster and more
.Pesquisar neste blog
 
blogs SAPO
.subscrever feeds