A ESCOLA CINZENTA, FECHADA, ESTÁTICA, UNIFORME, CONFORMISTA DEVERÁ DAR LUGAR A UMA ESCOLA ABERTA, CRIATIVA E DESAFIANTE.
Sábado, 21 de Junho de 2008
A Minha Participação em Projectos Nacionais de Introdução das TIC no Ensino não Superior

Mesmo não sendo licenciada na área da Tecnologia, desde muito cedo comecei a minha “aventura” e curiosidade neste domínio.

Comecei por iniciar a minha caminhada no domínio da Tecnologia quanto tirei um curso de ano e meio em TIC. Depois aventurei-me na pesquisa própria e mais tarde tive a formação integrada na minha licenciatura. Ainda durante a licenciatura, fui frequentando várias acções de formações neste domínio, muitas delas relacionadas com a Internet. A partir daí fui sempre progredindo.

Já participei e colaborei em iniciativas da ESE (onde me licenciei) interligando a Matemática, as Ciências e a Tecnologia destinada a alunos do 1º, 2º e 3º ciclo do EB.

Ultimamente tenho um fascínio e interesse especial pela educação à distância e e-learning.

Um dos Projectos da qual tive o privilégio de estar integrada como formadora foi no Programa Internet@EB1, lançado em Fevereiro de 2002, numa parceria entre o ex-Ministério da Ciência e da Tecnologia, a Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN), as Escolas Superiores de Educação e algumas Universidades, que tinha como objectivo acompanhar e prestar apoio pedagógico à utilização da Internet nas escolas públicas do 1º ciclo do ensino básico (EB1).

 

Esse acompanhamento pedagógico foi assegurado pela ESE de Viana do Castelo em que estava assediada, através de sessões de trabalho com alunos e professores das EB1, conferindo a cada escola capacidades para produzir páginas Web e quecertifiquem a aquisição de Competências Básicas em TIC professores e alunos (sobretudo os do 4º ano de escolaridade).  

Este foi o manual amplamente distribuído nas EB1 e que tive a oportunidade de o explorar com os alunos: "Ensina o teu Computador - Manual só para miúdos!"

 

Muitas são as iniciativas e actividades que estão a surgir e irão aparecer nas Escolas nos próximos tempos. E espero que mudem muito as Escolas que temos! Para melhor, claro!

 


Sinto-me:

Publicado por Daniela às 23:41
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos

.Quem sou eu...
.Mensagens recentes

. Chegou a hora de finaliza...

. NATIVOS DIGITAIS - Um des...

. Uso seguro da Internet: I...

. A Minha Participação em P...

. Roteiro de alguns Project...

. Já está disponível na Web...

. Já publiquei a WebQuest “...

. Ainda sobre os Nativos Di...

. Riscos Associados ao uso ...

. Alguns Ditados Populares ...

. Potenciais riscos associa...

. Net Segura - Guia para pa...

.Arquivos

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

.tags

. educação(3)

. ensino(2)

. internet(2)

. nativos digitais(2)

. riscos(2)

. windows movie maker(2)

. aventuras na web(1)

. blog(1)

. blogs(1)

. caça ao tesouro(1)

. cmap tools(1)

. criar webquest(1)

. del.icio.us(1)

. digital immigrants(1)

. digital native(1)

. ditados populares(1)

. duração da webquest(1)

. era informática(1)

. estratégia pedagógica(1)

. estratégicas de trabalho orientados na w(1)

. todas as tags

.Links
.Pesquisar neste blog
 
blogs SAPO
.subscrever feeds